Para os especialistas, existem os cães conhecidos como SRD, ou seja, “sem raça definida”, mas, para o público, eles são chamados de cachorro vira-lata.
Trata-se de um AUmigão querido, possuindo qualidades e defeitos, como qualquer outro bichinho de estimação e que passa a ser amado pelos seus tutores, como se fosse da mais nobre raça existente no mundo.
Não se conhece ao certo a origem da expressão nas quais esses cãezinhos são identificados, porém, imagina-se que deva ser uma referência aqueles que andam abandonados pelas ruas, revirando e remexendo em todas as latas, objetos e locais onde possam encontrar alimento.
Segundo o PetCenso 2023, um estudo realizado pelo Grupo Petlove, 40% dos cães existentes nos lares brasileiros não possuem raça definida, onde:
- 51,2% são machos,
- 48,8% são fêmeas.
Deseja saber mais a respeito do cachorro vira-lata e por que ele pode ser a melhor opção de adoção para a sua família? Continue a leitura e confira 5 motivos de destaque para esses adoráveis amigos!
Separamos 5 motivos que fazem do cachorro vira-lata um companheiro e tanto
Como vimos, o cachorro vira-lata é o preferido dos tutores brasileiros, possuindo ainda uma diferença significativa se comparado ao segundo colocado do ranking.
Enquanto o SDR possui 40% da preferência dos brasileiros, o segundo colocado, os cãezinhos da raça Shih Tzu, são os escolhidos por 12% dos tutores.
Diante dessa realidade, quais os motivos que levam a essa preferência e por que você deve pensar em adotar um desses peludos? Vamos aos detalhes:
Tem amor de sobra
Não se sabe porque, mas os caẽs adotados ou resgatados, passam a ter o seu tutor como um herói, portanto, possuem amor de sobra para contribuir com a felicidade de sua família.
Como é comum, a maioria desses peludos que são adotados e recebem um lar fazem parte do conhecido grupo de cachorros vira-lata, afinal, normalmente, são aqueles abandonados e desprezados pelos seus ex-tutores.
Amam se divertir com os tutores
A atitude tímida, quieta e desconfiada de um doguinho que está em alguma associação de proteção para a adoção se transforma quando ele descobre que agora possui uma casa.
Eles querem aproveitar todos os momentos e são felizes, alegres, divertidos e prontos para aproveitar a vida.
Possuem uma saúde de ferro
O cachorro vira-lata tende a possuir menos problemas de saúde do que os caẽs de raça, isso porque a falta de variação genética acaba causando condições nos dogs que são mantidos puros.
Por exemplo, o pastor alemão pode sofrer com a displasia e o dálmata tem sérias tendências à surdez.
Dificilmente se observa esses tipos de problemas nos peludos viradores de lata, portanto, uma boa notícia para os tutores que desejam sempre os ver felizes e saudáveis.
São únicos
Outro ponto importante que vale destacar é que não existem dois vira-latas iguais, ou seja, eles são únicos.
Nesse caso, dois cãezinhos de uma mesma mãe e um mesmo pai podem nascer com a cor do pelo completamente diferente, uma vez que eles são a mistura de muitas raças e de diversas variações genéticas.
Adaptam-se facilmente com outros animais
Eles possuem uma adaptabilidade melhor com outros animais, essa é outra característica própria das experiências pelas quais eles já passaram e que vai continuar a fazer parte de suas personalidades quando adotados.
Isso significa que as chances de amizade com outro cãozinho ou bichinho de estimação são bastante viáveis, uma boa notícia para quem deseja adotar um peludo.
Motivo bônus: você pode salvar uma vida!
Somos obrigados a apresentar o motivo número 6, ou seja, um bônus sobre esse assunto que merece ser apresentado e precisa ser avaliado.
Adotar um cachorro vira-lata é um ato de amor, pois você, certamente, estará salvando uma vida e ganhando uma grande e sincera amizade. Pense nisso!
Por fim, para conhecer outros assuntos e ver mais sobre os AUmigos, acesse o Instagram do Espaço Pet Avian para se derreter com a fofura dos dogs!