Os AUmiguinhos conseguem perceber o humor e as emoções dos tutores, e isso pode influenciar no comportamento dos pets.
É isso mesmo, o seu doguinho, seja ele um vira-lata ou de raça, sabe e sente quando você está triste, alegre, estressado, raivoso e ansioso.
Acredite, estudos sugerem que as suas emoções e o seu estilo de vida podem influenciar no comportamento, na personalidade e na saúde do seu pet.
Desse modo, a BBC, por exemplo, em uma de suas publicações, traz um estudo realizado por pesquisadores austríacos da Universidade de Viena, indicando que um cãozinho pode refletir a raiva, ansiedade e a negatividade dos donos.
Quer saber mais sobre esse elo entre os dogs e os tutores, e como suas emoções podem impactar no comportamento do seu AUmigão? Continue a leitura e confira.
Os cães podem identificar o humor dos tutores?
Talvez você não perceba, mas os dogs são muito atentos e podem identificar o humor dos seus tutores, além de tomar para si o que as pessoas que eles amam sentem.
Uma prova disso é um estudo realizado por pesquisadores da Michigan State University e publicado no periódico Journal of Research in Personality.
Para a pesquisa, foram entrevistados 1.600 tutores de cachorros de 50 raças diferentes e com idades diversas.
Cada tutor respondia um questionário sobre si e também era perguntado a respeito do comportamento do seu dog de estimação.
A conclusão dos pesquisadores foi que essa forte ligação de amizade faz com que o temperamento, o humor, as emoções e até mesmo o estilo de vida do tutor mudem o comportamento e as ações dos pets, independentemente da idade do cachorro.
Os estudiosos observaram, por exemplo, que tutores que têm comportamento agressivo, estressado e/ou ansioso passavam as mesmas características para seus pets.
Outros comportamentos que os cães conseguem identificar
Além do humor, os doguinhos também conseguem perceber e sentir outros comportamentos do seu tutor.
Por exemplo, você sabia que o seu AUmiguinho percebe quando o humano está mentindo? Sim, ele consegue ter essa percepção a partir da entonação da voz e até mesmo por meio da linguagem corporal.
Segundo outra publicação na BBC, pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, concluíram que dogs também percebem quando uma pessoa não é confiável e quando isso acontece eles tendem a ficar agitados, latem e demonstram antipatia, e até mesmo deixam de seguir as instruções humanas.
Os pets também sentem se alguém da casa está doente, quando isso acontece ficam tristes e inquietos, permanecendo ao lado do dono.
Com certeza você já presenciou alguma cena de ciúme ou percebeu que o seu cãozinho ficou emburrado quando se sentiu deixado de lado. Essa é outra sensação demonstrada pelo seu cãozinho.
Como o humor do tutor influencia a saúde emocional dos cães?
Segundo o estudo na Áustria, citado na nossa introdução, cães que têm como tutores pessoas negativas possuem menos variações nos níveis de cortisol e mostram-se mais medrosos, estressados e ansiosos.
Por outro lado, aqueles que convivem com donos calmos manifestam maiores alterações no cortisol, são mais tranquilos, resilientes e conseguem se adaptar com maior facilidade a diferentes situações.
Agora que você sabe que o humor do tutor pode afetar o comportamento de um cãozinho, continue a leitura e descubra como ajudar o seu AUmigo a superar a depressão canina.