O verão está chegando e, com ele, é preciso tomar cuidado redobrado com os pets. Mas será que é preciso usar protetor solar para cachorro?
A verdade é que, mesmo entre os seres humanos, o uso do filtro solar não é uma prática seguida à risca, ainda que seja recomendada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Por isso, é natural que os tutores se perguntem se realmente há necessidade de usar esse tipo de produto para proteger os pets.
Neste conteúdo, explicamos a importância do protetor solar para cachorro e como cuidar do seu AUmigo no verão. Confira!
O protetor solar para cachorro é realmente necessário?
De forma resumida: sim, o protetor solar para cachorro é necessário, especialmente quando há uma forte incidência de luz solar.
Ou seja, você não precisa aplicá-lo quando o seu pet for ficar dentro de casa, sem exposição aos raios solares, mas para um passeio ao livre, mesmo em dias nublados, esse filtro é fundamental.
Essa é uma medida muito importante para proteger o seu doguinho contra condições como a dermatite solar, as doenças de pele autoimunes e o câncer de pele.
Também é importante lembrar que o produto usado deve ser específico para cães, para evitar irritações e alergias na pele do seu AUmigo.
Na hora de aplicar o protetor solar para cachorro, lembre-se de focar nas áreas que possuem menos pelos, como as orelhas, a região do focinho, barriga, virilha e axilas.
Além disso, o cuidado deve ser redobrado no caso de dogs que têm pelo curto ou de pigmentação mais clara.
Quais outros cuidados ter durante o verão?
Agora que você já conhece a importância do protetor solar para cachorro, confira alguns outros cuidados que vão ajudar o seu pet a curtir esse verão com mais saúde e bem-estar.
Leia também: Cachorro na piscina: 5 dicas para o seu AUmigo arrasar na natação.
Água fresca o dia todo
A hidratação é um elemento fundamental para que o seu doguinho não sofra excessivamente com as altas temperaturas dessa estação.
Por isso, é importante que ele tenha água fresca disponível durante o dia todo. Mesmo na hora do passeio, vale a pena levar junto uma garrafa e um recipiente para que ele possa se hidratar no caminho.
Hidrate as patinhas
Você sabia que os cães transpiram pelas patinhas e que elas também são antitérmicas?
Elas são muito importantes para o organismo dos pets, mas costumam sofrer bastante com as altas temperaturas do verão, o que pode deixá-las muito desidratadas.
Por isso, nessa estação, vale a pena dar mais atenção a elas e usar um hidratante específico para cães, para mantê-las saudáveis.
Além disso, também é preciso tomar cuidados na hora do passeio, pois o chão muito quente pode gerar queimaduras graves nas patinhas dos dogs. Assim, o melhor é escolher horários menos quentes para fazer o passeio.
Cuide com parasitas e doenças
Por fim, um último cuidado bastante importante para que o seu AUmigo possa curtir o verão com saúde e tranquilidade é a vacinação.
Quando as temperaturas aumentam, crescem as chances de contaminação por parasitas e doenças, que colocam em risco o bem-estar do seu doguinho.
Nesse sentido, é importante manter a vacinação em dia, para que ele esteja sempre protegido, e também é possível usar repelentes específicos para cães, para evitar que pernilongos, pulgas e carrapatos incomodem o seu pet.
Agora que você já conhece a importância do protetor solar para cachorro e outros cuidados importantes no verão, continue por aqui e acompanhe o blog do Espaço Pet Avian!