Se o seu cachorro está muito agitado, isso pode ser um sinal de que ele precisa de mais atenção e interação da sua parte.
De maneira geral, nossos dogs têm energia de sobra! Enquanto nós adoramos relaxar em casa assistindo a uma série, eles preferem brincar, explorar e passear o tempo todo.
Essa energia acumulada, se não for devidamente gasta, pode deixá-los inquietos e até estressados.
Seu pet anda agitado? Continue a leitura para entender as possíveis causas desse comportamento e como você pode ajudá-lo a se acalmar.
Por que o cachorro fica agitado?
Existem vários motivos que podem levar um pet a ficar agitado e um deles é que seu pet pode estar ansioso.
Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Helsinque (Finlândia) indica que três em cada quatro cachorros podem apresentar algum sintoma de ansiedade.
A ansiedade, por sua vez, é um transtorno que pode ser causado por traumas, doenças crônicas ou medicamentos que o cãozinho está usando, ou também por falta de interação com os tutores e até mesmo longos períodos de solidão.
Outros fatores que favorecem para o cachorro ficar agitado são:
- raça: Labrador, Pastor Alemão, Golden Retriever e Border Collie tendem a ser mais cheios de energia e exigem mais passeios, brincadeiras, etc,
- seu cachorro não está socializando,
- ele está entediado.
De modo geral, um cachorro agitado pode significar que ele não está recebendo os devidos estímulos por parte dos donos e nem está tendo suas necessidades fisiológicas atendidas.
Como acalmar um cachorro agitado?
Como vimos, um cachorro agitado pode ser que esteja ficando muito tempo sozinho ou que não está tendo a atenção que precisa, ou ainda não está gastando a sua energia corretamente.
E o que fazer para mudar a situação?
Enriqueça o ambiente
Se o seu doguinho passa longos períodos sozinho, é fundamental evitar que ele fique ansioso, entediado e agitado. Uma excelente forma de fazer isso é enriquecer o ambiente, garantindo que ele tenha estímulos suficientes para se entreter.
Crie um espaço onde seu pet possa expressar seus comportamentos naturais de forma saudável.
Uma ótima dica é investir em bolinhas interativas, que além de estimular a mente do seu cãozinho ao tentar acessar o alimento dentro delas, também atendem ao seu instinto natural de caça e ajudam a gastar energia.
Existem ainda muitos outros brinquedos interativos disponíveis no mercado que podem aliviar o estresse e proporcionar diversão enquanto ele está sozinho.
Mantenha uma rotina
Ao contrário do que muitos tutores pensam, seus AUmigões adoram uma rotina.
Por isso, planeje o seu dia e organize um horário para levar seu pet para passear, correr e gastar energia, seja no parque, calçada ou quadra próxima.
Passeios e caminhadas com o dog ajudam a reduzir os riscos de doenças do coração, diabetes e obesidade, também evitam que o seu AUmiguinho se torne um cachorro agitado, estressado e ansioso.
Além, é claro, de fortalecer o vínculo tutor/pet e deixar seu doguinho mais feliz.
Invista em uma creche para cachorros
Como você viu, cachorro agitado pode ser sinal que ele quer mais companhia, diversão e movimento no dia a dia.
Porém, sabemos que compromissos pessoais e profissionais fazem você se ausentar do seu doguinho mais que o desejado durante o dia, contribuindo para encontrar um cachorro agitado quando retornar para casa.
Para deixar você mais tranquilo e o seu AUmigão mais feliz, oferecemos o serviço de day care, onde o seu pet terá toda a estrutura para relaxar e socializar com outros cãezinhos.
Ou seja, em um só lugar ele terá o cuidado que precisa, muito conforto e um mundo de diversão.
Acesse nosso site, conheça as nossas estruturas e venha sentir de perto tudo que o Espaço Pet Avian oferece para o seu pet.