A idade do cachorro é um assunto a ser observado por seus tutores, afinal, assim como ocorre com os humanos, existem fases que precisam ser reconhecidas e merecem uma atenção especial.
Até pouco tempo, de acordo com o Guinness Book, o cão mais velho do mundo tinha 31 anos e 165 dias.
Tratava-se de Bobi, um grande companheiro da raça Rafeiro do Alentejo, que vivia na cidade de Conqueiros, em Portugal.
No entanto, após a sua partida, técnicos do Guinness acabaram por retirar o recorde de Bobi, pois existem dúvidas sobre a sua idade e não há nada que possa comprovar que realmente esse peludão tenha nascido em 1992.
Independente disso, o fato é que 31 anos de vida para um cão é um tempo surpreendente e completamente fora da média.
Continue a leitura e saiba como descobrir a idade do cachorro quando comparado a nossa longevidade!
Entenda a idade do cachorro e seu funcionamento
Uma pergunta que costuma ser feita quando se está falando dos nossos AUmigos é a seguinte:
“Quantos anos o meu cãozinho deveria ter se ele fosse humano?”
A primeira coisa a entender é que biologicamente o envelhecimento dos cães funciona de uma maneira diferenciada, daí a importância da vacinação e nos cuidados com a saúde de nossos peludos.
Portanto, como vimos no caso de Bobi, o cãozinho português seria certamente um humano que já teria ultrapassado faz muito tempo a expectativa de vida média em todo o mundo.
No Brasil, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa da nossa população é a de viver em média 75,5 anos.
Outro detalhe importante a ser considerado é que os cães possuem a sua longevidade segundo a raça, onde as de pequeno porte podem viver o dobro dos grandalhões.
Saiba como calcular a idade do cachorro em anos humanos
Muitas pessoas dizem que para fazer uma comparação da idade do cachorro com o humano basta multiplicar a idade do amigão por 7 e pronto, está aí o resultado.
Acontece que não é assim que funciona, pois, como vimos, existem variáveis que precisam ser consideradas, como a raça e o porte dos peludos.
Uma forma de se chegar a um número, conforme a Associação Americana de Medicina Veterinária, é considerar a seguinte situação:
- o primeiro ano do cachorro equivale a 15 anos humanos,
- o segundo ano equivale a mais 9 humanos,
- a partir daí, cada ano dos AUmigos equivale a 4 ou 5 anos das pessoas.
Outra possibilidade interessante, está na utilização do logaritmo natural, ou seja, uma tabela desenvolvida por cientistas da Universidade da Califórnia que concluiu através de exames de DNA que um cãozinho quando completa 1 ano estaria com uma idade humana de 31 primaveras vividas.
A partir disso, eles desenvolveram a seguinte fórmula:
idade = logaritmo natural X 16 + 31
Como exemplo:
idade canina logaritmo natural idade humana
1 0.0000 31
2 0.6931 42.1
3 1.0986 48.6
5 1.6094 56.8
7 1.9459 62.1
10 2.3026 67.8
15 2.7081 74.3
17 2.8332 76.3
Como saber a fase de vida do seu cão?
Diante de todas essas informações, escolha o método que lhe agrade e faça as contas, você terá uma ideia a respeito da idade do cachorro se ele fosse um humano.
O fato é que independente da matemática, é possível saber em que fase da vida o seu cão está.
De uma maneira geral, podem ser considerados filhotinhos aqueles que estão com até 5 meses de vida.
A fase adulta, por sua vez, inicia-se entre os 10 meses e 2 anos, dependendo da raça e do porte, quando eles já estão maduros sexualmente e com o corpo perfeitamente formado.
A partir dos 7 anos esteja atento, já que eles migram para o estado de cães idosos, onde é perceptível uma lentidão nos movimentos, podendo ocorrer sobrepeso e o aparecimento de algumas doenças.
O importante mesmo é você cuidar com muito carinho desses queridões, possibilitando a eles a qualidade de vida, portanto, aproveite para ler nosso post que apresenta os tipos de enriquecimento ambiental e seus benefícios para os dogs!