(11) 3885-6691
avianpet@gmail.com

Como lidar com a alergia alimentar em cães?

A alergia alimentar em cães é mais comum do que se imagina, portanto, é fundamental a atenção para possíveis problemas que possam estar ocorrendo com o seu peludo e que aparentemente não exista um motivo para essa situação.

Da mesma forma que ocorre com os humanos, nossos pets também podem apresentar problemas a partir do consumo de determinados alimentos.

Um estudo publicado no Journal of Small Animal Practice mostrou que 20% dos cães alérgicos a alimentos são sensíveis à carne bovina, 18% a laticínios e 16% possuem problemas com a carne de frango.

Além disso, outros alimentos também podem causar problemas a nossos amigões, como, por exemplo:

  • ovos,
  • arroz,
  • batata,
  • milho,
  • trigo,
  • soja.

Neste post, apresentaremos detalhes sobre a alergia alimentar em cães. Continue a leitura para saber como identificar, prevenir e tratar esse sério problema!

As causas da alergia alimentar em cães

A alergia alimentar em cães chama a atenção, afinal, como pode um alimento causar danos ao organismo?

Para entendermos a esse respeito, é importante saber que a alergia é uma reação de hipersensibilidade que ocorre quando uma substância passa a ser considerada uma ameaça para o sistema imunológico desses peludos.

Isso significa que as defesas naturais do organismo atacam tudo aquilo que consideram perigoso, causando imenso desconforto aos nossos bichinhos, uma situação associada a predisposições genéticas.

Trata-se, portanto, de uma disfunção do sistema imunológico, uma situação que precisa de atenção e que pode ser contornada a partir de alguns cuidados que veremos na sequência.

Como identificar se o seu cão tem alergia alimentar?

A alergia alimentar em cães pode ser facilmente detectada a partir da observação do comportamento e de sinais que surgem no corpo do seu AUmigo.

Quando nossos queridos não param de se coçar, lamber as patas e sentem incômodos na parte interna das orelhas, é hora de ficar atento.

Além disso, vale a pena avaliar se no seu corpo são encontrados:

  • falhas no pelo,
  • machucados que aparecem sem motivos,
  • manchas calvas,
  • vermelhidão,
  • placas urticárias,
  • edemas.

Também são sinais de problemas os vômitos e diarreia, portanto, diante dessas situações, é importante uma visita ao veterinário para uma avaliação profissional.

Prevenção e tratamento para a alergia alimentar em cães

A melhor forma de prevenção contra a alergia alimentar em cães é localizar o que de fato está causando os problemas em seu peludo.

É fundamental que esse alimento, após identificado, seja eliminado da dieta do seu queridão, uma vez que não existe cura para essa situação.

Contar com um veterinário é muito importante diante dessa situação, pois ele poderá localizar o problema a partir de alguns exames e apresentar o tratamento adequado.

Normalmente, os especialistas iniciam a avaliação através de uma dieta de eliminação, localizando o que está causando o desconforto.

A partir dessa etapa, é comum que seja adotada uma dieta hipoalergênica, quando as proteínas hidrolisadas são recomendadas, ou seja, alimentos que, em função do seu peso molecular reduzido, não sofrem as agressões das células de defesa do seu cãozinho.

Outras recomendações também pode fazer parte dessa ação, tais como:

  • troca da ração,
  • vitaminas e antiparasitários,
  • remédios para alergias.

Como se observa, a alergia alimentar em cães é um assunto sério que precisa de atenção, sob pena do seu peludo sofrer muito com essa situação.

Aproveitando o assunto, é muito importante que você leia também nosso post que apresenta o comedouro elevado: por que ter um para o seu AUmigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

BLOG

Lei mais