Dependendo das circunstâncias, um cachorro uivando pode trazer grandes preocupações, uma vez que ele parece estar chorando ou sofrendo.
Porém, não é exatamente isso que necessariamente está acontecendo.
Um artigo publicado na revista Superinteressante apresenta dados de estudos independentes realizados pela Universidade de Oxford (Inglaterra) e Universidade Stony Brook (Estados Unidos) que afirmam que os cães são descendentes dos lobos.
Isso significa que esses queridos peludos possuem em seu DNA uma semelhança de 98% com esses ferozes carnívoros que vivem da caça.
Deseja saber os motivos que estão por trás de um cachorro uivando? Leia nosso post e conheça detalhes sobre esse assunto!
Cachorro uivando e suas causas naturais
Sabendo que o seu cãozinho é um descendente dos lobos, é importante que você saiba também que esses perigosos animais não latem, apenas uivam.
Já os cães, apesar de se expressarem através dos latidos, em muitas ocasiões também podem uivar, muitas vezes trazendo alguma informação que queiram transmitir aos seus tutores.
Os lobos usavam esse meio de comunicação para informar a sua alcateia onde estavam ou para avisar que encontraram algo importante, portanto, o som tem por objetivo chamar a atenção dos seus companheiros.
Usam o uivo também como meio de sobrevivência, organizando colegas para um ataque ou até mesmo para assustar algum inimigo.
Fatores que contribuem para o uivo
Como vimos, um cachorro uivando se dá em função dos instintos que ainda sobrevivem do passado, porém, vale a pena prestar atenção ao que o seu queridão está querendo lhe dizer ou mostrar.
São muitas as causas que podem levar o seu peludo aos uivos, como, por exemplo:
- ansiedade de separação,
- dor,
- fome,
- solidão,
- depressão,
- percepção de perigo,
- machinhos atraindo fêmeas para acasalamento,
- pedido por atenção,
- comunicação com seus companheiros,
- resposta a uivos de colegas,
- alegria e felicidade.
Diante dessa diversidade de possibilidades, é importante tentar localizar os motivos que estão levando a esse comportamento.
Isso significa verificar se ele está fisicamente bem, ou seja, avaliar a alimentação, água e conforto em seu espaço para descansar.
Também é importante, caso a situação se mantenha, realizar uma visita ao veterinário para verificar como está a saúde do seu queridão, já que às vezes pode se tratar de algum desconforto que precisa ser resolvido.
Como prevenir e lidar com o cachorro uivando excessivamente?
O primeiro passo a ser dado nos casos onde esteja se convivendo com um cachorro uivando excessivamente é buscar por um veterinário.
Mas pode ser que o problema seja solidão ou tédio. Nesse caso, o que ele precisa é de sua atenção.
Passeie com ele, brinque e ofereça brinquedos, afinal, não deve ser fácil ficar o dia inteiro em casa sem ter o que fazer.
Além disso, fique atento para quando existir a oportunidade para alguma interação, ele pode se sentir abandonado ou desprotegido pelos seus familiares humanos.
Caso você detecte que ele uiva para chamar a atenção, é hora de agir. Então, ignore quando ele estiver se comportando dessa forma.
Em compensação, quando ele estiver quieto e tranquilo, vale premiá-lo com um carinho ou um petisco, fazendo com que ele associe o comportamento com as recompensas que recebe.
O fato é que cachorro uivando não é uma situação anormal, porém, é importante entender o que está se passando para que as providências sejam tomadas e o seu peludão volte a ficar bem, calmo e feliz da vida!
Deseja conhecer outro assunto bastante interessante e que você certamente irá gostar? Leia nosso post que apresenta os tipos de enriquecimento ambiental e seus benefícios para os dogs!