Se você tem um pet e está esperando a chegada de uma criança na família, é uma boa ideia conhecer alguns cuidados importantes para garantir a adaptação do seu cachorro com bebês.
Afinal, os doguinhos podem ser muito carinhosos e protetores, mas também podem sentir ciúmes quando não recebem tanta atenção dos seus tutores, ou mesmo estranhar mudanças súbitas na rotina da sua casa.
Por isso, é muito importante pensar sobre isso e tomar alguns cuidados, já que o desejo de todo tutor que está esperando uma criança é que ela e o seu AUmigo se deem muito bem.
Com a preparação certa, eles poderão se tornar grandes companheiros, trazendo ainda mais amor e cumplicidade para o seu lar.
Para saber como fazer isso, continue a leitura e entenda como garantir uma boa convivência do cachorro com bebês!
A convivência do cachorro com bebês normalmente é boa?
Você já deve ter visto por aí muitos vídeos fofos de crianças e doguinhos interagindo, brincando e compartilhando momentos de muito afeto.
Por outro lado, vale a pena lembrar que essa boa convivência nem sempre é automática.
Nos primeiros momentos da interação do cachorro com bebês, pode ser que ele se sinta ameaçado e até mesmo com ciúmes ou deprimido, já que os pequenos ganham muita atenção dos adultos à sua volta.
Assim, isso pode fazer com que o seu AUmigo se sinta deixado de lado, o que é prejudicial para a relação dele com a criança.
Por outro lado, ao tomar os cuidados necessários e facilitar a adaptação, o seu companheiro canino pode se tornar uma excelente companhia para o seu bebê, acompanhando o desenvolvimento da criança durante muitos anos e cultivando uma grande amizade.
Como preparar o cão para a chegada do bebê?
Para facilitar a adaptação do cachorro com bebês, o primeiro passo é preparar a rotina do pet para as mudanças que vão acontecer.
Digamos, por exemplo, que você não queira que o dog entre no quarto do bebê nos seus primeiros meses de vida. Nesse caso, vale a pena começar a fazer esse ajuste com antecedência.
Dessa maneira, quando o seu pequeno chegar em casa, o doguinho não vai ter que se adaptar a uma mudança tão súbita e também não associará uma sensação negativa com a criança.
Além disso, se você tem um AUmigo muito agitado ou até mesmo um pouco estressado, vale a pena investir em um bom adestramento nos meses anteriores à chegada do novo membro da família.
Assim, todo o processo se tornará mais simples e você terá muito menos preocupações pela frente.
Cuidados nos primeiros contatos do cachorro com bebês
Para os dogs, a primeira impressão de alguém pode ser algo muito importante para a relação com essa pessoa.
Desse modo, ao apresentar o seu bebê para o pet, escolha um local calmo, sem muita movimentação, e um momento em que os dois demonstrem estar tranquilos.
Após isso, pegue a criança no colo e chame o doguinho para perto, para que ele investigue o cheiro e se familiarize com esse novo ser.
Se a interação for um sucesso, você pode reforçar ainda mais essa boa relação e dar um petisco para o pet.
Mas lembre-se: antes de iniciar esse contato, garanta que o seu cachorro tem todas as vacinas de que precisa e consulte o pediatra responsável pelos cuidados do seu bebê.
Assim, você estará dando início a uma linda relação, de amor e muito companheirismo.
Agora que você já sabe como garantir uma boa adaptação do cachorro com bebês, continue por aqui e descubra como lidar com a alergia alimentar em cães!