(11) 3885-6691
avianpet@gmail.com

Queda de pelo em cães: quando se torna preocupante?

A queda de pelo em cães pode acontecer naturalmente, mas também pode ser um indício de que algo não vai bem com o seu AUmigo.

Quem convive com um peludo em casa já deve saber que é comum encontrar vestígios de pelo pela casa, seja nos móveis, no chão ou até mesmo nas suas roupas.

Desse modo, encontrar pelos do seu companheiro por aí pode se tornar rotina, mas é importante ter em mente que isso nem sempre é algo comum. 

Por isso, preparamos esse conteúdo para que você entenda o que pode estar causando este sintoma e quais são os indícios de que o seu doguinho pode estar com algum problema.

Continue a leitura e entenda quando a queda de pelo em cães pode representar um perigo para o seu AUmigo!

Quando a queda de pelo em cães pode ser preocupante? 

Embora perder pelo em cães possa ser algo perfeitamente natural, também existem casos em que essa queda indica um quadro de saúde preocupante.

Nesse caso, estamos diante das condições conhecidas como dermatopatias, ou seja, doenças e problemas de saúde que afetam a pele do seu bichinho.

Alguns exemplos de condições que podem estar fazendo o pelo do seu pet cair são:

  • ectoparasitas, como pulgas, piolhos e os ácaros responsáveis pela sarna,
  • fungos (micoses) e bactérias (piodermite), que destróem os pelos e fazem com que eles caiam,
  • diferentes tipos de alergias, como a dermatite atópica, a dermatite alérgica à picada de pulga ou a hipersensibilidade alimentar, que fazem o cão se coçar demais e arrancar os pelos,
  • deficiência nutricional, especialmente quadros que envolvem a falta de vitaminas importantes para a pelagem dos pets,
  • doenças endócrinas, ou seja, hormonais, como no caso do hipotiroidismo e do hiperadrenocorticismo.

Assim, se a pelagem do seu companheiro anda caindo mais do que o normal, pode ser preciso investigar o quadro e verificar se ele não está sofrendo com alguma dessas condições.

Como identificar se a queda de pelo é um problema 

Mas, afinal, como saber se a queda de pelo em cães é um problema ou algo natural?

Além da intensidade com que eles estão caindo, é importante prestar atenção a alguns outros aspectos, que serão ainda mais relevantes para a sua avaliação.

Feridas, coceira, mau cheiro e o escurecimento da pele são alguns sinais de alerta que indicam a necessidade de uma consulta veterinária com urgência.

Assim, um profissional poderá analisar o quadro do seu AUmigo e iniciar um tratamento adequado para que ele fique cheio de saúde e bem-estar.

Para saber mais sobre como proporcionar bem-estar ao seu doguinho, confira nosso post sobre os tipos de enriquecimento ambiental e seus benefícios.

Queda de pelo em cães: prevenção e cuidados para um pelo saudável 

Para cuidar da pelagem do seu pet e evitar a queda de pelo em cães, é preciso tomar cuidados rotineiros com a saúde do seu companheiro.

Uma dieta equilibrada é o primeiro passo para chegar lá. Por isso, opte por uma ração de qualidade, com um bom valor nutricional, e garanta que a alimentação diária esteja nas proporções corretas para o porte do seu dog.

Além disso, lembre-se de manter as vacinas em dia e de seguir as recomendações do veterinário em relação ao uso de antiparasitários, que podem ser grandes aliados, mas devem ser administrados com cautela e orientação de um profissional.

Uma escovação regular dos pelos também pode ajudar a controlar a queda, mas tenha em mente que ela não deve ser encarada como uma forma de tratar o problema.

Por isso, sempre conte com o suporte de um veterinário para garantir que o seu pet esteja cheio de saúde, bem-estar e alegria!

Agora que você já sabe tudo sobre a queda de pelo em cães, que tal aprender mais sobre o mundo canino? Continue acompanhando o blog do Espaço Pet Avian!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

BLOG

Lei mais