(11) 3885-6691
avianpet@gmail.com

Tudo o que você precisa saber sobre a vacinação para cães

A vacinação para cães é um dos itens que merecem atenção especial do tutor na lista de cuidados com a saúde e bem-estar do pet e também das orientações do médico-veterinário.

Segundo publicação do Valor Econômico (Globo), a população pet do Brasil já soma 168 milhões de animais de estimação, desse total:

  • 68 milhões são dogs,
  • 42 milhões aves,
  • 34 milhões gatos,
  • 22 milhões de peixes ornamentais,
  • 2 milhões de coelhos, roedores e outros.

Especialmente falando dos dogs que são a maioria nos lares brasileiros, eles fazem parte da família, passeiam nas praças e parques, estão nos shoppings, frequentam restaurantes, viajam, estão em hotéis e acompanham os tutores onde for possível.

Assim como acontece com os humanos, os aumigos transmitem vírus e outros agentes, da mesma forma que são infectados, por isso precisam estar protegidos.

Nesse caso, entre as obrigatórias e as opcionais, as vacinas ajudam a fortalecer o sistema imunológico do doguinho, evitar doenças e salvar vidas.

Ficou interessado no assunto? Continue a leitura e saiba por que a vacinação é um dos itens prioritários nos cuidados com o seu pet.

Por que a vacinação para cães merece tanto a sua atenção?

Assim como acontece com os bebês humanos, os dogs quando nascem não possuem todos os anticorpos que o organismo precisa para se defender dos agentes agressores, como vírus e bactérias.

Por isso, boa parte do ciclo vacinal é concentrada enquanto eles ainda são filhotinhos, porém, à medida que eles crescem a imunização continua sendo necessária.

Primeiro, é importante você ter em mente que o seu animalzinho não tem noções de cuidado e prevenção em relação à saúde. Desse modo, ele sempre será dependente do seu cuidado e dedicação. 

Nesse sentido, a vacinação para cães ajuda a proteger o seu cãozinho contra doenças infecciosas que, por vezes, podem ser fatais ou deixar sérias sequelas, como a:

  • raiva, 
  • parvovirose, 
  • gripe, 
  • giárdia, 
  • hepatite,
  • leptospirose e entre outras.

Outro ponto importante é que quando você vacina o seu aumigo, também está protegendo os outros dogs que têm contato com ele. 

Assim como protege a si e as demais pessoas das chamadas zoonoses, as doenças transmitidas de pets para humanos, como a raiva e a leptospirose.

Vacinas essenciais e opcionais para manter o seu aumigo saudável

Como dissemos, existem vacinas para cães que são obrigatórias e uma delas é a antirrábica, doença grave que atinge o sistema nervoso central do cachorro. Trata-se de uma zoonose que pode ser letal para o pet  para o humano.

As vacinas múltiplas (polivalentes) V8 ou a V10 também são obrigatórias. 

Tanto a V8 como a V10 protegem o animalzinho contra a cinomose, hepatite, adenovírus, parainfluenza, parvovirose, coronavírus canino e a leptospirose (sorovares Canicola e Icterohaemorrhagiae).

O diferencial é que a V10 também oferece proteção contra as cepas Grippotyphosa e Pomona da leptospirose.

Além das obrigatórias, outras vacinas essenciais para o seu pet são: contra a gripe canina,  e a giardíase.

A giardíase é uma doença causada por parasitas que afeta o sistema digestivo e costuma causar diarreia, vômitos, perda de peso e desidratação no doguinho.

Qual a frequência da vacinação para cães?

Afinal, com que frequência é preciso aplicar a vacinação para cães? Vamos conferir:

Vacinação para cães contra a raiva (antirrábica): a primeira dose deve ser aplicada a partir das primeiras 12 semanas de vida (3 meses) com reforço anual.

V8 ou V10: a primeira dose deve ser a partir da sexta semana. Já as outras seguem esse padrão: segunda dose na quarta semana após a primeira dose, terceira dose com quatro semanas após a segunda aplicação e reforços anuais.

Giárdia: a primeira dose deve ocorrer a partir de oito semanas (dois meses de vida) e a segunda dose precisa ser aplicada entre a segunda e quarta semanas após a primeira aplicação. O reforço é anual.

Gripe Canina: a primeira dose deve ser a partir da oitava semana. A segunda deve acontecer entre duas a quatro semanas após a primeira. O reforço é anual.

Agora que você conferiu tudo que precisa saber manter o seu aumigo protegido, que tal acessar nosso Instagram e conferir muito mais conteúdos do seu interesse?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

BLOG

Lei mais